Promoção Cérebro e Leitura Ver maior

Cérebro e Leitura

978-989-8342-44-7

Novo produto

Gostar ou não gostar de ler? Até onde vai o poder do outro no condicionamento do gosto leitor do eu? Este livro parte deste desiderato. É uma viagem à compreensão do comportamento leitor (entendido aqui, sobretudo, como as atitudes e os valores construídos pelos indivíduos em relação à leitura e ao ato de ler) e ao que o pode condicionar.

Mais detalhes

11,04 €

-10%

12,26 €

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Sinopse:

Gostar ou não gostar de ler? Até onde vai o poder do outro no condicionamento do gosto leitor do eu? Este livro parte deste desiderato. É uma viagem à compreensão do comportamento leitor (entendido aqui, sobretudo, como as atitudes e os valores construídos pelos indivíduos em relação à leitura e ao ato de ler) e ao que o pode condicionar. Neste sentido, o seu desafio não é propriamente a leitura, mas antes a análise sobre a motivação para a leitura e o desenvolvimento do gosto e do hábito de leitura, numa população de nascidos em meio digital. Meio, que ao que tudo aponta, tende a moldar o cérebro para a leitura fraccionada, utilitária e acultural.

Trata-se de uma reflexão que recorrendo a dados provindos das neurociências tenta abrir novas perspectivas e redefinir potencialidades, mas também apontar algumas limitações na intenção de “educar” o gosto pela leitura.

Nota Biográfica:

Teresa Silveira nasceu no Porto. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou a sua trajetória nas Ciências da Informação e da Documentação em 2005. Em 2011 apresenta a tese de mestrado na Universidade Católica – Centro Regional de Braga, onde articula as perspectivas e metodologias das ciências sociais e humanos e das neurociências no estudo e compreensão do comportamento leitor entre gerações. Este estudo tem vindo a ser aprofundado na sua investigação de doutoramento a decorrer na Universidade do Porto.

A par da sua atividade enquanto investigadora desenvolveu atividades no âmbito da gestão da informação e na formação de professores, bibliotecários e educadores. Atualmente é técnica de gestão da conformidade na Bial e assistente convidada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, lecionando na Licenciatura de Ciência da Informação.