Promoção Memórias Ver maior

Memórias

978-989-9035-13-3

Novo produto

Por Manuel Rosa

MEMÓRIAS é uma narrativa pessoal, do autor, através da qual relata vivências da juventude que lhe permitiram ganhar consciência política, ao acompanhar as lutas estudantis, em Lisboa, contra o regime fascista.

Mais detalhes

10,19 €

-10%

11,32 €

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

MEMÓRIAS é uma narrativa pessoal, do autor, através da qual relata vivências da juventude que lhe permitiram ganhar consciência política, ao acompanhar as lutas estudantis, em Lisboa, contra o regime fascista. No cumprimento do serviço militar refere a sua participação no 25 de abril e o processo de “descolonização” de Cabinda, uma colónia reconhecida pela ONU, OUA e Portugal, mas que a ala mais radical do MFA entregou, de forma ilegal, a Angola, esquecendo o direito de independência daquele povo, baseado nos tratados de protetorado, reconhecidos pela Conferência de Berlim, em 1885. Revela ainda aspetos da vida militar que evidenciam limitações da instituição para cumprir a sua missão, decorrentes não apenas da situação política, a principal culpada, mas também da sua forma de funcionamento, com implicações negativas na vida dos militares.

Sobre o Autor

Manuel Rosa

Manuel Rosa nasceu em Santana, em 1952. Bacharel em Contabilidade pelo Instituto Comercial de Lisboa (ICL). É licenciado em Gestão, pela UMA. Entrou para o exército em 1973, no Curso de Oficiais Milicianos, em Mafra. Participou no 25 de abril na EPAM, quartel que ocupou a RTP. Acompanhou a “descolonização” do protetorado de Cabinda. Foi professor durante 43 anos na Escola Secundária Francisco Franco onde se aposentou, em 2018. É contabilista inscrito na respetiva Ordem.